Histórias de sucesso
Era uma vez a Joana, uma mulher de 33 anos que tinha começado a trabalhar em Marketing há dez. Até gostava da sua área, mas não estava a gostar da experiência de trabalhar numa agência. Sentia que não adorava a função que tinha, não acreditava no produto que vendia e percebeu que ia contra alguns dos seus valores mais importantes.
Mas também não sabia bem que tipo de função seria a mais adequada para si, ou se preferia ser empreendedora e ter o seu próprio negócio. Começamos então por trabalhar o autoconhecimento, para a Joana perceber bem quem era, como funcionava, qual o seu perfil de comportamento e que funções se encaixavam melhor nesse perfil. Conheceu o seu lado luz, o seu lado sombra e conheceu o seu ego e a sua essência. Aqui percebeu algo muito importante: a sua missão teria sempre por passar pela ajuda direta aos outros, era isso que fazia os seus olhos brilharem. Não sabia ainda como poderia realizar essa ajuda mas já era um começo. Foi nessa altura que começamos a trabalhar o seu propósito de vida e, lembro-me como se fosse hoje, do momento exato em que percebeu o que, realmente, gostava de fazer.
Chamo a esse momento o Momento WOW, quando se torna nítido o que realmente seria o teu emprego de sonho. Passamos então para a parte prática, construir um plano bem estruturado, com objetivos de curto, médio e longo prazo e a Joana percebeu que teria de manter este emprego por mais alguns meses (ao mesmo tempo que ia mandando currículos para outras agências de marketing que pudessem ser mais certas para si, mesmo nesta base temporária).
Gradualmente, foi construindo o seu emprego de sonho, tirou um curso, criou uma página no instagram onde falava da sua paixão (ainda sem vender nada), todas as semanas fazia algo para esse projeto. Nesse momento, começámos a trabalhar a autoestima, a mentalidade de abundância e a sua imagem, que, finalmente, estava adaptada à sua essência, ao seu propósito e à sua autoestima. Bem, podem imaginar o que se seguiu, com tantas capacidades trabalhadas claro que tudo lhe correu bem.
Foi fácil? Nem sempre. Mas, como aprendeu a lidar com desafios, foi resolvendo um a um, com toda a paciência e resiliência. Deu algum trabalho no início? Deu! Mas agora tem a vida que sempre quis. Foram dois anos produtivos e agora trabalha no que gosta, com clientes que gosta, com produtos em que acredita. Vai casar-se no próximo ano e sei que está muito feliz. Tenho muitas saudades dela e da sua essência tão brilhante e que estava tão escondida. O sucesso da Joana, como de todas as minhas coachees, é o meu orgulho. Continua a voar querida Joana!
“É uma ferramenta que nos ajuda a descobrir melhor quem somos, o nosso valor e a perceber o nosso caminho e propósito de vida. O coaching ensina-nos a estarmos mais auto conscientes e a orientarmos a nossa vida para aquilo que é o mais certo para nós. É uma mais valia essencial para quem se quer tornar uma pessoa melhor!”